Transparência para pequenas empresas

O conceito de transparência quando utilizado no segmento empresarial traduz uma expectativa de que o empresário seja capaz de dar visibilidade aos seus atos e poder comprová-los de forma eficaz.

Naturalmente surge o questionamento sobre a real necessidade de uma pequena empresa ou de um empresário individual adotar práticas de transparência, isso é realmente importante?

Afinal, que benefícios pode ter uma pequena empresa ao adotar práticas de transparência?

A transparência é um padrão de exigência das grandes companhias (big corps, big techs e outras) e também é uma obrigação para o setor público. Os gestores, em ambos os casos, foram colocados neste papel por outras pessoas e, a partir deste momento, passam a ter um dever de prestar contas sobre seus atos. Chamamos esse dever de accountability. Embora tenham muitas ligações, transparência e accountability possuem conceitos diferentes.

Nas pequenas empresas não existe uma delegação de poderes. É o empresário quem se coloca no papel de gestor e, a princípio, não tem um dever de prestar contas nem sofre uma responsabilização caso isso não ocorra.

No entanto, a adoção de práticas de transparência pode trazer muitos benefícios.

Por exemplo, se você contratou um serviço por X e efetuou um pagamento de X, exija um recibo de quitação. Pode parecer irrelevante mas no futuro pode comprovar que o pagamento foi feito e evitar uma cobrança indevida. O mesmo vale para prazos de entrega e condições específicas nos contratos.

Algumas boas práticas de transparência podem ajudar as pequenas empresas, para utilizá-las basta agir como se houvesse a necessidade de prestar contas a um terceiro. São alguns exemplos:

  • registrar as principais operações;
  • documentar as negociações importantes;
  • guardar emails que confirmem obrigações
  • elaborar contratos e manter as cópias acessíveis;
  • manter registros de pagamento.

Ao implementar estas condutas na rotina do pequeno negócio, é possível evitar conflitos desnecessários e, no pior cenário, será possível comprovar as decisões tomadas por meio dos registros da empresa.

Tags: ,