Twitter pagará multa milionária por violação de privacidade de dados

Valor de US$ 150 milhões será pago pelo Twitter segundo acordo firmado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O processo iniciou em maio de 2013, após denúncias de uso indevido dos dados dos usuários, e durou até setembro de 2019. Agora finda com um acordo que prevê o pagamento de multa milionária.

À época das denúncias que deram inicio ao processo, o Twitter coletava dados como telefone e endereços de e-mail dos usuários com a justificativa de que os mesmos eram necessários para garantir e melhorar a segurança da conta.

No entanto, os dados eram usados eram utilizados também para direcionar anúncios aos usuários, desvirtuando, portanto, a finalidade para qual os dados deveriam ser utilizados.

Este uso indevido impulsionava de maneira irregular a maior fonte de receitas da plataforma até o momento, que são os anúncios para os seus usuários.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado datado de 26 de maio de 2022, o valor estipulado reflete a gravidade e extensão do dano, bem como visa coibir a prática de atitudes desta natureza, através da adoção de medidas de conformidade por parte da plataforma.

Fontes: bbc.com; Valor Econômico.